Tuesday, December 01, 2009

TEDx São Paulo

Oi pessoal,


Estou escrevendo para vocês, pois muitos de vocês acompanharam minha ida super empolgada ao TEDxSP, e porque as ideias doTED devem sim ser repassadas a várias pessoas!


Mas primeiro, Morgana, o que é o TED? TED é uma organização global que tem a iniciativa de “Spread ideas worth spreading!”. E para isto, eles possuem uma conferência mundial de quatro dias com palestrantes inovadores em diversas áreas, disponibilizam todos estes vídeos em seu site (www.ted.com), possuem um processo super aberto de tradução destes vídeos, e também possuem uma iniciativa de empolgar pessoas fora da organização para que organizem o “TED – Ideas worth spreading” em seus países – e estas conferências independentemente produzidas se chamam TEDx.


Assim, fui ao TEDx em São Paulo que aconteceu no dia 14 de novembro. O ambiente é inspirador, encontrei vários amigos meus da AIESEC que hoje estão trabalhando nas mais diversas áreas, e também fiz novos amigos com ideias e atitudes incríveis. Mas vou me conter ao conteúdo das palestras que assisti, para empolgar vocês a assistirem os vídeos no site www.tedxsaopaulo.com.br. As palestras foram bastante abrangentes, muito diferenciadas e especiais (vou me abster àquelas que vejo como as mais interessantes, e óbvio que com isto vou deixar de escrever sobre tantas outras que vocês também devem assistir! – vale a pena ler com tempo para clicar em todos os links possíveis!):


Augusto de Franco – grande estudioso sobre Redes Sociais, reapresentou a teoria do “Small World Phenomenom – 6 degrees separation”, e também de “Small is Powerful” – de que bastaria que somente 1% das pessoas interessadas em fazer mudanças positivas no mundo para que este realmente mudasse. Sua grande iniciativa é a Escola de Redes (http://escoladeredes.ning.com) misto de escola e thinktank- é uma rede de pessoas dedicadas à investigação teórica e à disseminação de conhecimentos sobre redes sociais e à criação e transferência de tecnologias de netweaving. Ainda, a Escola de Redes está promovendo uma conferência sobre Cidades Inovadoras (www.cidadesinovadoras.org.br) em Março de 2010, que acontecerá em Curitiba. Vamos?


Casey Caplowe – Criou uma uma revista, site, comunidade, etc, com a ideia de fazer a diferença no mundo: www.good.is . Também, ele apresentou o “The Awesomeness Manifesto”, um artigo sobre como “inovação” se tornou passado, e agora se procura por “awesomeness” (http://blogs.harvardbusiness.org/haque/2009/09/is_your_business_innovative_or.html)


Danilo Mendes – fundou a HNF Water, que produz soluções inovadoras em água. A solução que apresentou foi uma máquina que retira umidade do ar até certa medida, e transforma em água - http://hnfwater.com.br/ (site em construção).


Denis Burgierman – antigo jornalista da Trip (onde trabalhou no prêmio “Transformadores”) e da Superinteressante, é diretor da Webcitizen (http://www.webcitizen.com.br/) – empresa que se propõe a aumentar o diálogo entre os cidadãos e seu governo – e que produz a revista Gotas. Ele participou do Knight Fellowship – da Universidade Stanford – algo que dizem que é mto massa pra jornalistas (Bia e Gi! - http://knight.stanford.edu/)). Na sua opinião, o que o Brasil tem a oferecer ao mundo são “Problemas”, e soluções criativas para eles – assim, ele apresentou o projeto “Um milhão de Cisternas” – projeto que visa acabar com o impacto negativo da seca do Sertão Nordestino construindo uma cisterna em cada casa (são aproximadamente 1 milhão de famílias que residem no sertão) – até hoje eles construíram 300 mil (http://www.asabrasil.org.br/Portal/Informacoes.asp?COD_MENU=1150)! Heideman, é a sociedade civil organizada trazendo a solução pro problema que Euclides da Cunha já tinha descrito com tanta precisão! Ehehe. Ele apresentou outro projeto massa: Architecture for Humanity (Vê! Dá uma olhada aí! - http://architectureforhumanity.org/).


Eduardo Moreira: fundador do grupo Galpão, de BH, que tem como objetivo promover o teatro de rua. O grupo, em 27 anos, se apresentou em 300 cidades do Brasil e 19 países. (www.grupogalpao.com.br – Rafita e Gabiru!!).


Fabio Barbosa – presidente do Grupo Santander Brasil, começou a implementar a estratégia de sustentabilidade do Banco Real em 2000. As três mensagens principais dele:

  • Não tem como você ir bem em um país que vai mal;
  • Você pode sim alcançar sucesso na vida sendo honesto (isto vai contra o princípio de algumas pessoas que eu conheço, que elas mesmas chamam de “flexibilidade moral” :P);
  • Você é tremendamente responsável pela sua cadeia de valores – você é responsável por onde vc investe seu dinheiro!


Fernanda Viégas – trabalha com design de informações, algo totalmente necessário em uma época que exigimos trasparência de tudo, e o que recebemos são dados indecifráveis! Por isto, ela criou o site Many Eyes da IBM - http://manyeyes.alphaworks.ibm.com/manyeyes/ - com certeza vale à pena utilizar! E pessoal do mestrado, pode ser mto útil para a gente! Fábio(s) – vocês vão adorar!


Flavio Deslandes – designer de bicicletas de bambu, para utilizar menos insumos finitos da natureza.


Guti Fraga: fundador do projeto Nós do Morro (http://www.nosdomorro.com.br/), que acontece no Vidigal, com o objetivo de formar cidadãos plenos através da arte – visto que a arte é uma forma de liberdade de criar sem hierarquia. Foi ele quem fez a seleção dos atores de “Cidade de Deus”. Ainda, o ator principal de “Era uma Vez” (http://www.adorocinema.com/filmes/era-uma-vez) morava no Vidigal, e teve sua formação amparada pelo Nós do Morro. Vale à pena procurar pelo projeto no youtube!


João Paulo Cavalcanti – criador da BOX1824 – uma empresa de pesquisa de mercado e de tendências, que está agora realizando a pesquisa sobre “Qual é o sonho brasileiro? “, e criador da LiveAD – agência de inovação em comunicação que faz projetos criativos em novas mídias. (http://www.google.com.br/search?rlz=1C1GGLS_pt-BRBR312BR312&sourceid=chrome&ie=UTF-8&q=livead). Sua principal mensagem foi que “Há um certo momento na trajetória de toda e qualquer nação em que ela se considera escolhida. É nesse momento que ela dá o melhor e o pior de si.” E o Brasil? O que o Brasil vai fazer nesse momento em que ele foi escolhido? ( Leia “Brazil Takes Off”, da The Economist - http://www.economist.com/opinion/displaystory.cfm?story_id=14845197&CFID=92970768&CFTOKEN=41102439)


Maria Alice Setubal – fascinada com o processo de alfatebização, criou o Cenpec – Centro de Pesqusia em Educação, Cultura e Ação Comunitária (www.cenpec.org.br). Ainda, participa do movimento Nossa São Paulo – que busca monitorar as práticas da cidade (http://www.nossasaopaulo.org.br/).


Osvaldo Stella – engenheiro indignado, criou o Iniciativa Verde, organização que atua na compensação de gases do efeito estufa por meio do plantio de árvores em matas ciliares (www.iniciativaverde.org.br). Lá você pode saber quantas árvores você terá que plantar para zerar o impacto que você causou em 2009! Vamos?? Eu, por exemplo, tenho que plantar 20 árvores ao final deste ano!


Paulo Saldiva – médico patologista, que compara o planeta terra a um ser vivo. Sua principal questão é: Em São Paulo morrem 500 pessoas/ano devido à tuberculose, 1000 pessoas/ano devido à HIV, e 4000 pessoas/ano devido à poluição. Com este excesso de poluição, está surgindo um Fundamentalismo Ambiental, que coloca o Homem Agressor X Homem Impactado (você acha que quando estamos dirigindo nossos carros, quem sofre mais com a poluição – nós que estamos dentro do carro ou as pessoas do lado de fora??). Ainda, ele levanta uma questão super interessante sobre o custo real de vida do petróleo (que ele considera ser a droga a qual o planeta terra está viciada :P): as petrolíferas consideram o custo de extração até chegar no posto de gasolina, este, por sua vez, considera o preço de compra + impostos + lucro, certo? Paulo Saldiva diz que isto está errado. No preço do petróleo deveriam ser incluídas várias outras coisas: - preço pelos materiais retirados do meio ambiente para construção de carros e caminhões, preço pelas estradas, viadutos e pontes que devem ser construídas acabando com habitats naturais, e a poluição que isto tudo gera. Se o preço do combustível englobasse tudo isto, com certeza eu pararia de usar meu carro (o que é uma ideia bastante inteeressante em um local com transporte público de boa qualidade)!


Regina Casé – atriz, que alterou radicalmente o foco de seus programas para incluir a “periferia” do Brasil que não aparece na mídia ou que não é considerada economicamente. Assim, ela investigou várias localidades do mundo demonstrando processos que são esquecidos dos padrões, e muitos deles estão publicados em seu site: http://www.reginacase.com.br/. Mas para quem gosta da boa música fora dos padrões tradicionais, algumas dicas: Coupé Décalé (Costa do Marfim), Boro Sanguy e Sonideros (México) – É a vanguarda do movimento Anti-Gueto!.


Roberta Faria – jornalista formada pela UFSC que criou uma revista beneficente chamada “Sorria”, vendida em farmácias por R$2,50, que em 2 anos repassou o total de R$2,8 milhões para o GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer).


Ronaldo Lemos – advogado (viu, também podem existir advogados que fazem coisas legais! Eheh), falou sobre a transformação da economia da cultura. Revista Wired (http://www.wired.com/), Open Business (http://direitorio.fgv.br/cts/open-business) e Marco Civil da Internet (para regular a utilização da internet – construção colaborativa - http://www.cultura.gov.br/site/2009/11/10/marco-civil-da-internet/). Alguns dados interessantes: O Brasil tem: 2000 salas de cinema, 2600 bibliotecas, 5000 livrarias e 90000 lan houses. Ele também trouxe a questão da periferia que não é vista pelo centro de discussão econômica e midiática: Tecnobrega no Pará, Lambadão Cuiabano, Pisadinha, Champeta na Colômbia, Cumbia Villera na Argentina, Kwaito na África do Sul, Coupé Décalé na Costa do Marfim – estas músicas se utilizam de métodos nada convencionais para se espalharem, como por exemplo, parceria direta de venda com os camelôs, evitando atravessadores!


Fernando Barreto – criou um site para “ajudarmos” o Congresso Nacional a votar nas leis: http://votenaweb.com.br/ No site você também pode saber quem no congresso votou pra quais iniciativas.


Caruso – deu volta em 28 países de bicicleta, e assim lançou uma iniciativa de educação frente à sua história:http://www.arguscaruso.com.br/#/projetos/escola-do-mundo/.

Óbvio que eu ter escrito aqui não é nada comparável ao fato de estar presente, ou à possibilidade de vocês assistirem aos vídeos pelo site! Mas eu realmente queria compartilhar este momento maravilhoso com vocês!


Aproveitem, e qualquer coisa, falem comigo!


Abraços,

Mogui