Tuesday, September 04, 2007

Mogui in Istanbul


Mogui em Istambul

Mogui in Istanbul








Bem, no dia 15 de agosto fui pra Turquia (antes estava na Alemanha, e antes na África do Sul), e cheguei lá de 4a pra 5a de madrugada.
Na verdade, eu só conheci Istanbul, e achei Istanbul uma das cidades mais bonitas que já visitei até hoje. Com certeza está na lista das cidades nas quais quero morar algum dia!


Well, on the 15th of August I flew to Turkey (I flew from Germany, but before I was in South Africa), and I got there in the dawn from Wednesday to Thursday. Actually, I only got to travel around Istanbul, and I found out Istanbul to be one of the most amazing cities that I've ever traveled to! Certainly it is in the list of the cities that I will live in someday!


Istanbul é considerada a Capital Européia de Cultura para 2010.
(Istanbul is considered the European Capital of Culture for 2010)


Bem, vou contar primeiro todas as histórias que vivi nos dois dias de Istanbul antes de passar pras fotos!
Well, fist I'll tell all the stories that I've been through in Istanbul before I show you the pictures!

Hostel
Fiquei em um hostel em Sultanahmet, que é também chamada de península histórica, pois ali estão localizados os principais monumentos históricos da cidade, como a Mesquita Azul (Blue Mosque), Hagia Sofia, etc.
O hostel custou 10 euros, com café da manhã e internet wireless (por sinal, foi neste hostel que passei umas duas horas sentada no chão pra conseguir terminar a versão final da minha monografia! :)).

I stayed in a hostel in Sultanahment, that is known as the Historical Peninsula, because it is in this area that the main historical monuments are located, as the Blue Mosque, Hagia Sophia, etc.
The hostel costed me 10 euros, with breakfast and wireless internet (by the way, it was sitting on the floor of this hostel that I spent a couple of hours finishing the last version of my final thesis! :)).

Acabei me tornando bem amiga dos rececionistas do hostel e de algum hóspedes também. Os mais relevantes foram: uma menina da inglaterra (eu acho) que trabalha com refugiados no Irãn pela ONU! (MUUUUITO massa conversar com ela!!); uma brasileira que não falava inglês e só reclamava porque o povo não conseguia entendê-la e ela achava que eles eram muito burros (e viva a falta de cultural understanding eheheh); e os recepcnistas do hostel que eram também os atendentes do bar e me deram várias cervejas e narguiles (waterpipe) de graça!!!

I ended up becoming good friend of the attendents of the hostel and also of some guests. The most relevant were: a girl from England (I guess so) that works with refugees in Iran in the UN!!!! (it was amazing to talk with her!!!); a Brazilian girl that didn't speak any English and believed that everyone was stupid because they couldn't understand her; and the attendents of the hostel who were the same people who took care of the bar and gave me a lot of free beer and narguiles!!! really cool!! :)

Primeiro Dia - Turco aleatório I
First Day - Random Turkish Guy I
Estava muito quente em Istanbul (devia fazer uns 35 graus). Então decidi que a melhor opção seria usar saia! Wrong answer!!! As mulheres turcas (por serem de cultura islâmicas) não usam saia curta, então todo mundo sabe que qualquer pessoa usando saia é estrangeiro.
O primeiro caminho foi caminhar pela beira do mar Mármara (veja o mapa acima). Quando estava caminhando há um tempo pedi para uma pessoa aleatória tirar uma foto minha. Este ser aleatório era um turco que não falava inglês (falava o básico, tipo nome, sim e não, e entendia que eu era brasileira! eheh).

It was really hot in Istanbul (probably around 35 degrees). So I decided it was the perfect day to wear a skirt... wrong decision!!! Turkish women (due to their religion) don't wear mini skirts, so everyone could know that I was a tourist.
The first thing I did was to take a walk by the seashore of the Marmar Sea (see the map above). And when I was already walking for a while, I asked a guy to take a picture of me. This guy was a turkish guy who didn't speak any English (just the basic, like "name", "yes" and "no", and could also understand that I was Brazilian! eheh).


Ele perguntou (em gestos) onde eu queria ir, e eu apontei para um castelo que beirava o mar Mármara, e aparentava ter uma vista linda (é o Palácio Topkapi abaixo), e ele decidiu que me acompanharia até lá. Achei bastante legal da parte dele, e no caminho passamos por um parque lindo!!! Entrei no castelo (o turco não entrou, pois tinha que pagar 10 liras pra entrar lá), e a vista de lá pro Mar Mármara era realmente linda!
Quando saí do castelo fui caminhando em direção à Hagia Sofia ... e quem diria... o turco estava me esperando ainda (isto que fiquei por duas horas dentro do castelo!). Então apontei pra ele no mapa a Hagia Sophia, e ele me levou até lá. Entrei na Hagia Sofia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hagia_sofia) e fiquei lá por mais umas duas horas ... e qdo saí de lá ele ainda estava me esperando!

He asked me (through gestures) where I wanted to go, and I pointed to a castel that went along with the seashore of the Marmara Sea, and that seemed to have a beautiful view (it is the Topkapi Palace below), and he decied that we would walk me there. I thought it was really cool of his part to walk me there, and we walked through a really beautiful garden!! I enteder in the palace (the turkish guy didn't enter because it was 10 liras to get it), and the view was really amazing!
When I walked out of the palace I walked in the direction of Hagia Sophia ... and who would know .. the turkish guy was still waitinf for me (and I must have spent around 2 hours inside the palace!). So I pointed Hagia Sophia to him on the map and he walked me there. Got into Hagia Sophia and it is really beautiful!!! (http://en.wikipedia.org/wiki/Hagia_Sophia) I spent a couple of hours inside the church/museum .. and when I got out of it the turkish guy was still there waiting for me!!!

Depois de lá ele me levou pra Blue Mosque (Mesquita Azul - http://pt.wikipedia.org/wiki/Mesquita_Azul) ... mas estava fechada pois estava em período de reza - nos quais só se pode entrar as mulheres que realmente querem rezar (não turistas), descalças, de saias longas e véu. Eu tava com blusinha, saia MTO curta e de havainas. Mas então o turco me apresentou uma entrada lateral, na qual alguns turistas podiam entrar em horários determinados, e alguns véus e saias seriam emprestados para que pudéssemos entrar realmente na mesquita.
Antes de completar o horário para eu poder entrar na mesquita eu olhei para o turco e falei em voz alta (sabe qdo vc acha que a outra pessoa vai entender melhor pq vc está falando mais alto, mesmo que ela não entenda a sua língua?? eheh): ME - HOSTEL - YOU - BYE! (eu, hostel, você, tchau!) e ele entendeu! me deu a mão e ele foi embora! Ufa, um alívio a menos!
A mesquita é MUITO bonita.. mas muito quente e com muita gente.. e não achei o buraco que todo mundo fala.. eheheh.
Antes de ir para o Hostel (pois iria para um passei de barco depois e precisava pegar dinheiro) ainda passei na Tumba do Sultão Ahmet (sultanahmet), um lugar no qual você também só pode entrar de saia comprida e de véu, e onde está enterrada toda a família do Sultão.


Sultanahmet
















Marmara Sea




Topkapi Palace
(e o turco aleatório!)






























































Hagia Sophia










































The Blue Mosque






























































The Tomb of Sultan Ahmed


















































Primeiro Dia - Turco aleatório II

Então, continuando, saí da tumba do Sultão e fui para o Hostel. No caminho para o hostel vários vendedores iam conversando comigo (pq sabiam q eu era turista), e um deles caminhou comigo até o hostel. Lá eu falei que não queria mais a companhia dele pq eu tava muito cansada e ia dormir.
Quem diria que depois, quando eu estava indo do hostel pro caminho do passeio de barco, o mesmo turco me encontrou e decidiu que ia caminhar comigo até o lugar que os barcos partiam. Chegando lá ele me disse que tinha barcos muito mais baratos que passavam pelo Bósphoros (Bósphoros é um estreito no mar onde se encontram o Mar Mármara e o Mar Negro, e nas suas encostas estão localizados vários castelos e fortalezas - http://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%B3sforo).
Passamos por todos os ferry boats (que são barcos que ligam os portos), mas nenhum mais levava ao Bósforo naquele horário ... Descobri que turcos geralmente tentam ajudar, mas que nesta tentativa eles podem ser um tanto quanto chato e também não muito inteligentes.
Mesmo assim, a gente entrou num ferry boat que ia pro lado Asiático de Istanbul!! AEEEE, primeira vez que eu fui pra Ásia!! :D
No barco eu decidi tomar cerveja (eu tinha duas long necks na minha bolsa) ... e é muito bizarro, todas as pessoas olhavam pra mim como se estivessem dizendo: que pecadora, tomara que morra! Principalmente as mulheres islâmicas que estão todas cobertas (burca) até os olhos. Foi uma sensação bem ruim ...
Descemos no lado asiático de Istanbul (não lembro o nome do lugar) e lá nós (eu e o turco aleatório II) jogamos black gammon (gamão) que é bem típico em Istanbul, e tomei café turco.
Depois voltamos, fui pro hostel, trabalhei na minha monografia e fui pro bar com os recepcionistas do hostel.





















































Segundo Dia

No segundo dia aqui, como já tinha alguma experiência :P, decidi que não sairia de saia.. então fui de calça e de camiseta do Brasil (pq brasileiros são queridos em qualquer lugar, então é mais fácil de conseguir amizades eheh).
Decidi que, como não tinha conseguido passear pelo Bósforos no dia anterior, iria hoje. E assim fiz, a primeira coisa foi ir até o ferry boat que fazia o passeio pelo Bósforos. Fiz e foi muito legal (apesar de ser muito longo.. umas 2 horas de ida, mais 2 horas de volta..).
A parte mais legal foi que lá eu consegui encontrar uma praia (praia não é no estilo brasileiro .. é mar que vc consegue tomar banho, mas não tem areia, e sim pedras). Duas coisas interessantes sobre a praia:
1) Usei o banheiro de um restaurante pra colocar o biquini, e lá foi a primeira vez que vi o banheiro turco! É um vaso sanitário no chão... estranho, mas usável.
2) Todas as mulheres que estavam no mar estavam usando burcas. Mesmo as que entravam no mar estavam todas cobertas completamente (há roupas especiais pra isto). Então, eu com meu biquini brasileiro fiz um pouco de sucesso lá.. eheh, todas as pessoas olhavam pra mim! Os homens geralmente com cara de interessados e as mulheres com cara de "Tomara que ela morra afogada :P"

Acabou o passeio de barco e fui comprar meu narguile (foto abaixo). Comprei dois - um pra mim e um pra minha mãe. Quando você vier pra Turquia você vai sempre ter a sensação de que eles estão roubando você (se vc não fala turco) e é realmente verdade!

Geralmente funciona assim:
O preço real é 30. Eles te dizem que custa 100, mas que pra você fazem por 80, e te dão vários brinde de presente.. eheheh E obviamente assim funcionou com meus narguiles, mas fiquei feliz com a compra ainda, pq dos lugares que me roubavam, foi o lugar mais barato que encontrei :P

Depois de comprar os Narguiles no Bazar Egípcio fui até o hostel, peguei minhas malas e fui pro lugar no qual a conferência iria começar no outro dia. Peguei todas as orientações pelo site, e a viagem durou umas 3 horas. A parte mais interessante da viagem foi um turco (terceiro turco aleatório :P) que tentou me ajudar e que novamente comprovou q quando se trata disto, os turcos conseguem não ser muito inteligentes... eheheh

Na viagem eu tinha que pegar um bonde, ferry boat e depois um ônibus (n. 19). Este turcou começou a "conversar" comigo no ferry boat. A parte legal foi que ele carregou minhas malas e caminhou comigo até a estação de ônibus. Lá ele deu 3 voltas por toda a estação de onibus até decidir perguntar informações na mesa de informações (nessa hora eu já tava puta). Daí os homens nos deram a informação, mas o turco não acreditou muito, e disse que eu deveria entrar no ônibus número 319 (na verdade ele soltou minhas malas, apontou pra entrada do ônibus e me empurrou pra dentro) .. daí eu fiz força pra sair, e apontei pra minha mão onde estava escrito 19 (que eu tinha escrito antes pra ele entender qual era o onibus q eu deveria pegar :P). Esta foi a melhor hora! Ele chegou perto do número no ônibus, tapou o número 3 do 319 com a mão, e ficou aparecendo só o 19, e olhou pra mim com cara de: Viu, este é o número 19! eheheheh

Daí desisti dele, e agi como agi com o primeiro turco aleatório: thanks, I gotta go, bye!
Assim, entrei no ônibus número 19 e tudo foi bem tranquilo.

Na conferência logo encontrei os brasileiros (Maurício, Danilo e Farofa) e ficamos conversando sobre as diferentes situações que cada um tava vivendo na calçada do lado de fora da universidade. Ainda passamos por alguns perrengues nesta noite, mas nada comparado com os dois dias anteriores.. eheheh




Bosphoros















Banheiro Turco



Bazer Egípcio

Narguile que comprei (o azul)



Nos próximos posts vou contar sobre o IC (International Congress) da AIESEC. A maior conferência da AIESEC ... e você vai enteder o pq!

(Im sorry if you are an English Speaker.. but I was to tired to continue to translate it into English...I'll try to do it some other time, okay? .. )

1 comment:

Anonymous said...

Morganinha... muito bacana "ouvir" tuas histórias... felicidades!!!