Sunday, February 19, 2006










Heildelberg e Königstädten, 22 de janeiro 2006.
domingo


Cheguei em Heidelberg acho que eram umas 7h30 da manhã (ou algo perto disso). Cheguei com frio, cansada, um pouco de febre e gripe. Comprei meu ticket para Frankfurt, e aqui o sistema é diferente. O seu ticket tem validade, tipo, o meu ticket podia ser usado pra qualquer trem do domingo. Então eu tinha ainda a opção de conhecer Heidelberg e ir pra Frankfurt só mais tarde. A decisão foi difícil, visto que eu não sabia como me virar em Heidelberg (mas isto eu aprendo rápido), visto a minha situação corporal – totalmente cansada!, gripe, e não vendo a hora de chegar em casa, deitar na cama macia, me cobrir, e dormir com o calor do cobertor e com o aquecedor... ahhhhh, que vontade!

Mas sempre bate aquele pensamento: Caralho, é a primeira vez que to aqui, provavelmente a única por um bom tempo, então não é um cansaço ou uma febrezinha que vão me fazer não conhecer esta cidade!

Coloquei a mala num guarda-volumes (desta vez eu não ia ficar carregando a mala meeeeesmo!), comprei um guia de Heidelberg, li bastante enquanto esperava o sol aparecer, e só apareceu lá por umas 9h30. Comprei um queijo no mercado para comer com pão, e fui em direção ao centro de Heidelberg.

A cidade a esta hora estava totalmente vazia. Ninguém caminhando na rua, nenhuma loja aberta, então, a primeira hora na cidade não foi só sozinha (que sozinha passei o dia inteiro), mas foi totalmente sem ver ninguém. Parecia cidade assombrada!

Parei com o ônibus na Universität e tentei seguir um caminho traçado pelo guia que eu tinha comprado na HBF.

Aí está mais ou menos o caminho, as fotos e algumas explicações das coisas que eu vi:

Comecei o caminho pela Universidade de Heidelberg, onde existe uma praça principal, com uma igreja ao fundo.


No prédio principal da universidade, em cima da porta tem o busto de Atenas (deusa da sabedoria) e uma frase dizendo: “Dem lebendigen Geist” (“To the living spirit”). O legal é que na época da 2ª guerra mundial mudaram este lema para Dem Deutsch Geist – Ao espírito alemão. Mas depois colocaram novamente como era no passado.

Passei em frente ao que era no passado o Studenten Karzer (não pude entrar porque estava fechado – quase todas as atrações aqui só abrem durante o período de Abril a Outubro). Bem, este cárcere universitário era pra todos aqueles alunos que desobedeciam seus professores e cometiam crimes como beber demais em festas, ehehehhe. A pena era de duas semanas! E se o crime fosse acompanhado de resistência à prisão, a pena poderia ser de até 4 semanas! Bem, esta prisão existiu de 1712 a 1914!


Passei pela frente da igreja jesuíta, que fica próxima ao colégio jesuíta.


Biblioteca da faculdade. (o prédio é liiindo!! E bateu aquela puta vontade que sempre tem de entrar na biblioteca!!)

Depois passei pela Peterskirche (Igreja de Pedro), construída em 1485 (barroca).

Aí é a Marketplatz. Quase todas as cidades aqui tem uma Marketplatz. Acho que são aquelas praças que antigamente acontecia todo o comércio da cidade, e onde até hoje têm feirinhas nos finais de semana (pelo menos aos sábados de manhã). Mas ao centro desta praça (em Heidelberg) costumavam também ocorrer as penas de morte ao vivo, assassinatos das bruxas e hereges. Até 1740 uma daquelas gaiolas de enforcamento ficava ao lado da fonte de Hércules, foto abaixo (da fonte, não da gaiola. .eheh).

Esta é a Igreja do Santo Espírito (Heilige Geist), com suas gárgulas. Nesta igreja fica a Biblioteca Palatina (que eu não tenho idéia do que é, mas está escrito no livrinho. .eheh). Uma coisa legal desta igreja é que, depois da tomada de Heidelberg, que aconteceu lá por 1600, tanto católicos quanto protestantes estavam querendo usar a igreja, então foi colocada uma parede no meio do corpo principal da igreja, e ela passou a ser usada tanto pelos católicos quanto pelos protestantes!

Mas a igreja não permaneceu assim até hoje, alguns reis quiseram seu domínio inteiro para si (católicos), depois reuniram novamente as duas religiões na igreja. Quando a universidade completou 500 anos o domínio foi totalmente cristão, e em 1900 a igreja passou a ser protestante. Hoje a igreja é somente protestante.

Aqui é outra praça da cidade (Corn Market Platz), com a estátua de Madona ao centro. A estátua hoje não é mais a estátua original, mas ainda é bonita. E ao fundo está o Heidelberg Schloss.

Esta é a Alt Brüge (Ponte Velha), que tem seu portão. Este portão faz parte das construções para proteger a cidade no período medieval. No portão existe ainda três celas, que eram usadas na época. Esta ponte passa acima de um rio bem famoso na Alemanha, chamado Neckar. E dela tem-se uma vista linda do Castelo. (nesta ponte fiquei treinando a prática de bater fotos de mim mesma, sozinha. .ehhe).


Bem, depois de um tempo (mais algumas fotos não interessantes, então não vou postá-las), passando pelo caminho dos filósofos (que massa!) subi ao castelo.

O jardim do castelo é muuuuito legal. Agora, pelo inverno, não tem muitas flores, e é mais cinza do que verde, mas mesmo assim é muito lindo. É um espaço amplo, com um ar muito legal, me senti muito bem ali, e tem uma vista linda pra cidade!

Entrei no castelo. Aí tem foto da torre de entrada e foto de dentro do pátio do castelo.

Nesta parede do castelo há uma homenagem imortalizando Otto Henry (seu reinado durou somente por 3 anos, mas foi durante o período da Reforma, e toda a revolução artística). As estátuas nesta parede representam coisas diferentes, como alguns apóstolos do velho testamento, as virtudes do ser humano (força, fé, amor, esperança e justiça), os planetas, etc. É muito legal ficar observando os detalhes!

Este castelo é de Frederick, e é já do período barroco, e estão representando as famílias que já lideraram a cidade (dinastias). Sei lá o nome de todos... mas tá no meu livrinho! ehhehe


Dentro do castelo se encontra o maior barril de vinho do mundo, com 221,725 litros (7 metros de altura, e 8,5 metros de largura).

Depois voltei para a estação de trem (nesta hora eu estava muito mal!) tomei uma sopa, entrei no trem, e fui pra Frankfurt.

Finalmente cheguei em casa (Königstadten, pra quem já não lembrava:P), comi coisa quente porque eu ainda estava um pouco mal. E dormi! Finalmente :-)

No comments: