Königstäten, 23de janeiro 2006.
segunda-feira
Neste dia foi o início das minhas aulas de alemão.
A sala tem 19 alunos. Turquia, Paquistão, Irã, Tailândia, Afeganistão, Itália, Brasil (tem mais uma mulher do Brasil além de mim!!), Iraque, Peru, Marroco, Congo. Acho que estes são todos os países representados dentro da minha sala.
Todas as pessoas são imigrantes que querem mesmo morar aqui na Alemanha. Somente eu estou ali estudando “por diversão”.. ehehhe. Fiquei um pouco preocupada com isto, porque muitos deles já moram aqui há muitos anos, então pensei que o alemão deles fosse muito melhor que o meu, e eles estivessem ali somente pra melhorar a gramática. Doce ilusão a minha. Mas depois eu falo mais sobre isto...
Hoje o jantar foi bem legal, fiquei conversando um tempão com a Elfriede sobre a 2ª guerra mundial, ela me contou sobre o bombardeio em Mainz (no qual a praça na frente da Igreja principal estava com todos os corpos), sobre a história do pai dela na guerra, várias coisas, foi beeem interessante!
Também conversamos sobre a divisão da Alemanha, socialismo etc. Uma irmã do seu falecido marido morava na DDR (Deutsche Demokratic Republik). E ela sofria de vários problemas de saúde, o qual ela não conseguia resolver na DDR, devido a falta de remédios ou de coisas especializadas pra doenças, e acabou falecendo.
Neste dia também descobri o nome dos meus bisavós!! (não, eu não sabia antes disso!) Mas descobri que os nomes era muito legais:
Anne Katherine Krieger, und Joseph Philippe Krieger.
No comments:
Post a Comment